Neste artigo vamos mostrar como a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-based Learning) é importante para o desenvolvimento do aluno como protagonista do próprio aprendizado.

Você ainda vai ver como a aproximação do educador com as estratégias de engajamento e motivação são essenciais para trazer resultados concretos de ensino e aprendizagem.

Continue nos acompanhando para descobrir o que é a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), quais são suas aplicações e como nós, do TBS, otimizamos o aprendizado dos alunos com essa abordagem de ensino.

O que é Project-based Learning e como aplicá-lo?

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) é uma metodologia ativa que relaciona colaboração e transdisciplinaridade em atividades de projeto para desenvolver habilidades.

Basicamente é uma abordagem centrada no aluno, com experiências em sala de aula guiadas por problemas, perguntas ou desafios.

Um aspecto importante da Aprendizagem Baseada em Projetos é que as disciplinas conversam entre si e o professor precisa estar aberto a trazer outras matérias ao projeto.

Isso traz novos insights pedagógicos para criar estratégias diferentes em projetos que podem ser feitos por mais de um professor, como de geografia e história.

Outro benefício é a melhora da dinâmica na sala de aula e na colaboração dos alunos uns com os outros.

Afinal, com atividades diferentes do usual e que trazem mais envolvimento dos alunos, os professores têm mais facilidade em desenvolver habilidades e competências.

Da mesma forma, a colaboração ajuda na identificação da individualidade, em que os grupos podem se dividir para cada etapa da criação do projeto. 

Nesse caso, o papel do professor é conduzir e unir grupos com capacidades diferentes, para sempre buscar desenvolver novas relações e novas habilidades.

Entenda que o professor tem papel fundamental em todo o processo, com a função de conduzir e dar espaço ao diálogo sempre que possível.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o PBL vamos explicar como funcionam os projetos aqui no TBS.

Eles são divididos em etapas, chamados também de marcosEsses marcos fazem parte do caminho para alcançar o resultado final, e contam também com etapas de análise e tomadas de decisão, habilidades adquiridas ao longo do projeto.

Para ajudar o professor, o TBS dispõe um plano de aula completo, com instruções sobre quais são esses marcos e qual o objetivo final, assim ele consegue visualizar esse resultado e entender o que deve ser feito em cada etapa.

Por fim, o que fica para o aluno é a consciência do que foi feito e pelo qual motivo foi feito,  base para a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).

Conclusão

Vimos como é importante a estratégia PBL para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos de qualquer idade e como isso impacta no ensino como um todo.

Os alunos conseguem explorar mais disciplinas e despertam a coletividade em atividades práticas voltadas aos marcos delimitados do assunto proposto pelo professor, além de ter interesse e curiosidade para resolver problemas, responder perguntas e encarar desafios.

Tudo isso traz inúmeros benefícios aos alunos e professores envolvidos no processo de ensino, otimizando e potencializando o aprendizado.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e o seu potencial de transformar a qualidade e efetividade do ensino.

See you soon!

Equipe TBS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *